Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

Conquistando QSL’s de radioamadores

Nos últimos anos, o número de emissoras broadcasting em ondas curtas tem diminuído. Muitas delas deixaram de transmitir neste seguimento em virtude de cortes governamentais ou ainda pela grande expansão nas mídias digitais aliadas ao uso da internet.
Com tudo isto acontecendo, abre-se duas oportunidades aos radioescutas. A primeira, as grandes emissoras por deixarem de transmitir desocupam as frequências e assim começam a ser sintonizadas novas emissoras. A segunda e de grande interesse é a escuta de radioamadores, estes mais ativos do que nunca.
Os radioamadores estão transmitindo 24 horas por dia em diversas frequências, em diversos modos e em diversas bandas. O radioescuta poderá se dedicar a caçar as figurinhas e assim conquistar o QSL de um país difícil e já neste instante buscar certificados de associações que se dedicam oferecer este premio aos radioescutas, e diga-se, são várias.
Inicialmente, neste seguimento, o radioescuta  deve ter um indicativo,  isto possibilita ao mesmo ser identificado pelo radioamador. Indicativos de radioescutas são distribuídos pelos países em associações nacionais que congregam o radioamador. Mas, ultimamente, muitos têm recebido um indicativo através do SWARL – Short Wave Amateur Listening.  Neste site é possível solicitar gratuitamente e ser reconhecido como radioescuta no mundo inteiro.  Aqui no Brasil, os radioescutas tem usado este, em virtude de não haver uma legislação que forneça o indicativo.
Agora, o radioescuta não vai mais enviar informes  devidamente detalhados como fazia para as broadcasting. O radioescuta deverá elaborar um cartão semelhante ao próprio cartão QSL do radioamador. Mas um diferencial é importante ressaltar, neste cartão, será comunicado ao radioamador com quem estava trabalhando, modo usado, banda trabalhada, dia e hora.  Posteriormente direciona-o  por  correspondência direta. Cabe aqui uma sugestão,  algumas LABRE Estaduais aceitam associados radioescutas, que poderão usar o serviço de Bureau de QSL's, desta forma  poderá ser enviado o cartão de forma extremamente barata ao seu destino, e também recebê-lo pelo mesmo caminho.
Outros radioescutas preferem também usar o serviço do e-qsl, onde neste site, você disponibiliza um cartão digital ao radioamador que se espera também tenha uma conta no e-qsl para se obter a resposta, tudo de forma digital. A diferença, ao meu ver,  é muito melhor receber o cartão físico do que aquele de forma digital. Mas gosto é gosto e aqui não é o momento de uma discussão neste sentido.
Agora com estas informações você poderá caçar novas entidades e novos países . A diversidade é grande. Indicativos especiais são utilizados a todo momento por radioamadores. Certificados especiais  referendando o número de ilhas escutas, faróis, fortificações, Castelos, Parques,  morros ou montanhas, enfim...Todos os dias estas estações estão ai para serem caçadas a vontade. Aproveite e divirta-se.


Uma observação interessante.  Os radioamadores também são radioescutas, poderão usufruir desta atividade enquanto não fazem uso de seus microfones.  Solicite seu indicativo de radioamador e comunique a sua LABRE, para um bom uso do Bureau de QSL. 
Exemplo de Cartão utilizado pelo radioescuta Fabricio. Visite seu blog  em http://pqslfabricio.blogspot.com.br/ 


Resultado de imagem para py2-81502

Nenhum comentário:

Postar um comentário